top of page

​NOTÍCIAS

23/06/2018

No ar a 2ª edição da Revista Laboratórios de História!

Confira aqui o segundo número da nossa publicação, editado pela aluna Cristiane Elias, com o dossiê temático "Africanos e seus descendentes no Brasil".

23/06/2018

Carta da Equipe Editorial aos leitores e colaboradores da Revista Laboratórios de História

Leia na íntegra a carta da Equipe Editorial aos leitores e colaboradores aqui.

10/02/2017

Chamada para publicação: Dossiê "Africanos e seus descendentes no Brasil"

A cada edição, propomos um dossiê temático que problematize temas considerados relevantes pela historiografia brasileira. Para o nosso segundo número, o tema escolhido foi “Africanos e seus descendentes no Brasil”. Confira a chamada:


Sabemos que a história dos africanos e seus descendentes no Brasil é rica, não estando somente atrelada ao processo de escravidão; pelo contrário, observamos processos históricos que demonstram dimensão da herança cultural africana presente hoje em nosso território.


Para os avanços de alguns estudos no que se refere à abordagem das práticas sobre essa temática, se fazem necessárias as seguintes indagações: O que era ser africano (a) no Brasil colônia? O que é ser descendente de africanos hoje no Brasil? Como refletir sobre a participação do negro na história do Brasil a partir de abordagens outras, saindo do lugar comum da história dos escravizados e propondo sua participação política e sociocultural na formação da nação brasileira?


A lei 10.639/03 contribuiu e contribui para respondermos essas questões e, além disso, nos ajuda a pensar a história da cultura negra através de outros prismas e assim trazer autores (as) que muito produziram e ainda produzem sobre esses diversos olhares e que, por vezes, são apagados (as) da história intelectual.


Diante desse abrangente cenário, que também envolve a economia, a política, a mentalidade e em princípio, a cultura negra, inspiramo-nos em autores (as) como Abdias Nascimento, Lélia Gonzalez, Cheikh Anta Diop, CarlosMoore, Frantz Fanon, Virgínia Leone Bicudo, Carolina Maria de Jesus, Kabengele Munanga, Joel Rufino, Cruz e Souza, Lima Barreto, Conceição Evaristo, entre outros intelectuais que problematizaram o papel do negro na sociedade, a sua contribuição para a formação e inovação do Brasil e do mundo. Através de suas pesquisas, expuseram as mazelas e, consequentemente, o problema social de todo o país, apontaram para a emancipação e propuseram um repensar sobre a identidade negra, sob diversas abordagens como a dos pan-africanistas, pós-coloniais, estruturalistas, culturalistas, dentre outras.


Assim, abrimos chamada de artigos para este dossiê, que se volta fundamentalmente para a reflexão crítica da realidade sociocultural no território brasileiro. Nosso objetivo é abrigar a produção intelectual de pesquisadoras e pesquisadores graduandos que produzem e querem produzir sobre o tema “Africanos e seus descendentes no Brasil”.


Cristiane R. Elias

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Laboratório de Estudos de Imigração (UERJ) - Bolsista

29/11/2016

Registro ISSN

Foi atribuído hoje à Revista Laboratórios de História o registro no ISSN 2526-0707. Envie seu texto pra gente! Em breve, informações sobre o dossiê da segunda edição. A Equipe Editorial agradece à gestão do CAHIS-UERJ e à diretoria do Departamento de História pelo apoio no processo de solicitação.

30/09/2016

Está no ar a edição de lançamento da Revista Laboratórios de História!!!

Nesta edição de lançamento, contamos com um dossiê sobre o Pensamento Social Latino Americano e uma entrevista com a Prof.ª Eliane Garcindo de Sá. Para acessar a edição, clique aqui.

1 / 1

Please reload

bottom of page